Criar Plugin (pr-BR)

Discussion in 'Разработка плагинов' started by DeehLeh, 5/7/16.

1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.
Dismiss Notice
We welcome you on our site. This site is devoted to the Nukkit project and all that is connected with him. Here you can communicate, download plugins, also many other things get acquainted! Register the account right now :3
  1. DeehLeh

DeehLeh Пользователь

Minecraft:
    BemEstranho
    Olá, eu sou BemEstranho ;) e Estou trazendo um tutorial brasileiros de como criar plugin nukkit :O

Tudo que vamos precisar é de um pouco de conhecimento java , uma ferramenta boa (eu uso eclipse), e o nukkit obvio :)

Então vamos lá....

Com o Eclipse aberto vamos criar um novo projeto em java, indo em File > New > Java Project

Coloque o nomo a seu Plugin e apos clicar em Next, vá para aba Libraries > Add External JARs...
    Procure em sua maquina o seu servidor nukkit.jar e clique em finish.

Vamos ágora definir um Pacote para o nosso plugin, clicando com o botão direito sobre o projeto criado e indo para New > Package

Defina o nome do Pacote separando por . (ponto).
    Exemplo: DeehLeh.Tutotrial (Irá criar uma pasta chamada DeehLeh com a sub Tutorial onde ficara nossas class)

Clicando com o botão direito no pacote criado, iremos criar uma class indo em
    New > Class

Em Nome, coloque qualquer nome :)

Agora com a primeira class já criada, temos que validar o plugin Antes de Começar a cria-lo.
    Então clique Novamente com o Botão Direito Sobre o Projeto e clique em
    New > Outher ... e procuradoria por file e logo apos, de um next.

O nome deste Arquivo tem que ser
    plugin.yml , pois é ele quem valida o plugin ao servidor nukkit.

Dentro deste arquivo escreva o seguinte codigo:
    Code:
    name: Nome do Plugin
    main: pacote.nomedaclass
    version: "0.0.1"
    author: BemEstranho
    api: ["1.0.0"]
    description: Meu Primeiro Plugin
    Onde esta pacote.nomedaclass Coloque o nome do pacote.nome da class que criamos e irá ficar assim: DeehLeh.Tutorial.Exemplo Porque eu criei a class com o nome Exemplo.

Agora vamos fazer a permissão do nosso plugin no nukkit dando um duplo click em nossa class e formando nosso plugin.

A frente de public class Exemplo escreva ex e segure a tecla ctrl + espaço e assim completar o código.
    Agora para criar a base do plugin, digite pluginbase a frende de extends e use ctrl + espaço para completar o código.

Nosso plugin já esta pronto, mas vamos criar uma mensagem no console antes de exportar para testar se o nukkit vai aceitar o plugin

Então dentro de nossa class inicial digite onenable e novamente uso o milagroso ctrl + espaço para completar o código.

Apague as duas linhas dentro de onenable e você terá algo parecido com isso:
    Code:
    package DeehLeh.Tutorial;

import cn.nukkit.plugin.PluginBase;

public class Exemplo extends PluginBase{
    @Override
    public void onEnable() {
    //O proximo comando será aqui
    }
    }

Onde coloquei o comentário será onde iremos criar uma mensagem resposta de que o plugin esta funcionando.

E para isso digite o seguinte comando: getServer().getConsoleSender().sendMessage(TextFormat.colorize("&eO Plugin foi iniciado."));
    getServer() Indica o nukkit que a função estará no servidor.
    getConsoleSender() Pede ao console que nos de uma ação.
    sendMessage() Envia ao console a mensagem escrita.
    TextFormat.colorize() Coloca uma cor na mensagem usando o simbolo & no formato de cores padrão de cores do Minecraft.

Pronto, terminamos o nosso primeiro plugin, tudo ocorrerá bem se fizer tudo certo e seu código for parecido com este:
    Code:
    package DeehLeh.Tutorial;

import cn.nukkit.plugin.PluginBase;
    import cn.nukkit.utils.TextFormat;

public class Exemplo extends PluginBase{
    @Override
    public void onEnable() {
    getServer().getConsoleSender().sendMessage(TextFormat.colorize("&eO Plugin foi iniciado."));
    }
    }

Agora só falta exportar e para isso clique em File > Export... e em Java use a opção JAR file, de um next e selecione somente o projeto que criamos para em fim escolher o diretório onde deseja salva-lo e clicar em finish.

Então é isso pessoal, espero ter ajudado, pois não achei nenhum tutorial em português na internet (o máximo que achei foi russo).

Qualquer duvida entre em contato pelo meu Skype: BemEstranho

Obrigado por acompanhar o tutorial até aqui e um abraço <3

Last edited: 5/7/16
    impact, Pub4Game and fromgate like this.

Share This Page