Criar Plugin (pr-BR)

DeehLeh

Пользователь
Olá, eu sou BemEstranho ;) e Estou trazendo um tutorial brasileiros de como criar plugin nukkit :O

Tudo que vamos precisar é de um pouco de conhecimento java , uma ferramenta boa (eu uso eclipse), e o nukkit obvio :)

Então vamos lá....

Com o Eclipse aberto vamos criar um novo projeto em java, indo em File > New > Java Project

Coloque o nomo a seu Plugin e apos clicar em Next, vá para aba Libraries > Add External JARs...
Procure em sua maquina o seu servidor nukkit.jar e clique em finish.

Vamos ágora definir um Pacote para o nosso plugin, clicando com o botão direito sobre o projeto criado e indo para New > Package

Defina o nome do Pacote separando por . (ponto).
Exemplo: DeehLeh.Tutotrial (Irá criar uma pasta chamada DeehLeh com a sub Tutorial onde ficara nossas class)

Clicando com o botão direito no pacote criado, iremos criar uma class indo em
New > Class

Em Nome, coloque qualquer nome :)

Agora com a primeira class já criada, temos que validar o plugin Antes de Começar a cria-lo.
Então clique Novamente com o Botão Direito Sobre o Projeto e clique em
New > Outher ... e procuradoria por file e logo apos, de um next.

O nome deste Arquivo tem que ser
plugin.yml , pois é ele quem valida o plugin ao servidor nukkit.

Dentro deste arquivo escreva o seguinte codigo:
Code:
name: Nome do Plugin
main: pacote.nomedaclass
version: "0.0.1"
author: BemEstranho
api: ["1.0.0"]
description: Meu Primeiro Plugin
Onde esta pacote.nomedaclass Coloque o nome do pacote.nome da class que criamos e irá ficar assim: DeehLeh.Tutorial.Exemplo Porque eu criei a class com o nome Exemplo.

Agora vamos fazer a permissão do nosso plugin no nukkit dando um duplo click em nossa class e formando nosso plugin.

A frente de public class Exemplo escreva ex e segure a tecla ctrl + espaço e assim completar o código.
Agora para criar a base do plugin, digite pluginbase a frende de extends e use ctrl + espaço para completar o código.

Nosso plugin já esta pronto, mas vamos criar uma mensagem no console antes de exportar para testar se o nukkit vai aceitar o plugin

Então dentro de nossa class inicial digite onenable e novamente uso o milagroso ctrl + espaço para completar o código.

Apague as duas linhas dentro de onenable e você terá algo parecido com isso:
Code:
package DeehLeh.Tutorial;

import cn.nukkit.plugin.PluginBase;

public class Exemplo extends PluginBase{
	@Override
	public void onEnable() {
		//O proximo comando será aqui
	}
}
Onde coloquei o comentário será onde iremos criar uma mensagem resposta de que o plugin esta funcionando.

E para isso digite o seguinte comando: getServer().getConsoleSender().sendMessage(TextFormat.colorize("&eO Plugin foi iniciado."));
getServer() Indica o nukkit que a função estará no servidor.
getConsoleSender() Pede ao console que nos de uma ação.
sendMessage() Envia ao console a mensagem escrita.
TextFormat.colorize() Coloca uma cor na mensagem usando o simbolo & no formato de cores padrão de cores do Minecraft.


Pronto, terminamos o nosso primeiro plugin, tudo ocorrerá bem se fizer tudo certo e seu código for parecido com este:
Code:
package DeehLeh.Tutorial;

import cn.nukkit.plugin.PluginBase;
import cn.nukkit.utils.TextFormat;

public class Exemplo extends PluginBase{
	@Override
	public void onEnable() {
		getServer().getConsoleSender().sendMessage(TextFormat.colorize("&eO Plugin foi iniciado."));
	}
}
Agora só falta exportar e para isso clique em File > Export... e em Java use a opção JAR file, de um next e selecione somente o projeto que criamos para em fim escolher o diretório onde deseja salva-lo e clicar em finish.

Então é isso pessoal, espero ter ajudado, pois não achei nenhum tutorial em português na internet (o máximo que achei foi russo).

Qualquer duvida entre em contato pelo meu Skype: BemEstranho

Obrigado por acompanhar o tutorial até aqui e um abraço <3
 
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